Já ouviu alguém ensinando isso? O arrebatamento será num abrir e fechar de olhos, rápido como um relâmpago!
Esse é mais um argumento utilizado por amados irmãos que acreditam num arrebatamento secreto antes da grande tribulação.
Já vimos a questão "num abrir e fechar de olhos", agora veremos esse outro argumento utilizado para defender a crença de que o arrebatamento ocorrerá de forma rápida, secreta e invisível.
Veremos se versículo ensina que o arrebatamento será rápido como um relâmpago. Vamos ao texto:
"Porque, assim como o relâmpago sai do oriente e se mostra até no ocidente, assim há de ser a vinda do Filho do Homem." (Mt 24:27)
Você não encontrou a palavra "arrebatamento"? Nem a frase "rápido como um relâmpago?"
Isso ocorre porque o Senhor nesta passagem não está ensinando sobre um arrebatamento secreto, mas sim sobre a vinda (parousia) do Filho do Homem, o retorno glorioso do Messias para destruir seus inimigos (falso Cristo, falso Profeta) e reinar sobre essa terra (Milênio).
Cristo não está ensinando que a sua vinda será "rápida como um relâmpago", de forma secreta, ao contrário, está ensinando que a sua vinda será de forma visível a todos, "como o relâmpago" que "se mostra" do oriente ao ocidente.
Nos versículos anteriores o Senhor diz:
"Então, se alguém vos disser: Eis aqui o Cristo! Ou: Ei-lo ali! Não acrediteis; porque surgirão falsos cristos e falsos profetas operando grandes sinais e prodígios para enganar, se possível, os próprios eleitos. Vede que vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto!, não saiais. Ou: Ei-lo no interior da casa!, não acrediteis." (Mt 24:23-26)
O Messias, não aparecerá nem "aqui" nem "ali" sobre a terra, pois "...todos os povos da terra... verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória." (Mt 24:30)
Ou seja, Cristo está ensinando que Ele não voltará aparecendo em um determinado local ou secretamente, mas sim de maneira global:
"...do oriente...até no ocidente..." (Mt 24:27)
E visível:
"como o relâmpago" que "se mostra".
A palavra mostra (phaino) segundo Strong significa:
- trazer à luz, fazer brilhar, espalhar a luz.
- brilhar, ser brilhante ou resplendente.
- tornar-se evidente, ser trazido à luz, tornar-se visível, aparecer.
- vir à luz.
- aparecer, ser visto.
- expor à visão.
- encontrar os olhos, descobrir os olhos, tornar claro ou manifesto.
- ser visto, aparecer.
O relâmpago que se mostra (phaino) fala de uma vinda visível e não de um arrebatamento secreto.
Portanto podemos concluir que o texto não fala nada sobre um arrebatamento secreto que ocorrerá rápido como um relâmpago, mas sim da Vinda do Filho do Homem de forma visível, poderosa e gloriosa.
Conclusão
A Palavra de Deus não ensina que o Arrebatamento será rápido como um relâmpago.
A Bíblia ensina que a Vinda do Filho do Homem será como um relâmpago que se mostra do oriente ao ocidente.
Leitura Complementar
"porque assim como o relâmpago, fuzilando, brilha de uma à outra extremidade do céu, assim será, no seu dia, o Filho do Homem." (Lc 17:24)
"Os seus relâmpagos alumiam o mundo; a terra os vê e estremece." (Sl 97:4)
Hélio S. Júnior